top of page

É comum a asma brônquica piorar durante o inverno?

  • Foto do escritor: jessicasouza94
    jessicasouza94
  • 19 de jul. de 2023
  • 1 min de leitura

Neste inverno de 2023 já tivemos algumas baixas na temperatura, algo que pode contribuir bastante para o surgimento ou piora das doenças respiratórias, inclusive a asma brônquica. A asma brônquica é caracterizada pela inflamação e estreitamento das vias aéreas.


Nesta época do ano, diversos fatores podem acabar desencadeando ou até mesmo agravando os sintomas da asma brônquica. Durante o inverno o ar tende a ficar mais frio e seco, irritando as vias respiratórias. As gripes e resfriados também se tornam mais comum no inverno, e também podem causar crises de asma. Outros fatores como alérgenos e ambientes fechados também podem colaborar para as crises e surgimento dos sintomas da asma.


Os sintomas da asma, como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito, além de incômodos, prejudicam a qualidade de vida e o bem-estar. Por isso, é fundamental estar atendo à estes sintomas e realizar medidas de prevenção para evitar ou até mesmo controlar as crises durante o inverno. Evitar locais com fumaça, evitar ambientes muito fechados (estes podem conter mofo e muita poeira), fazer o uso correto e regular dos medicamentos indicados pelo pneumologista, são algumas dicas para você passar pelo inverno sem sofrer com a asma brônquica.


Em caso de crises intensas procure imediatamente um médico para realizar o tratamento e cuidados necessários.

Comentários


Rua Porto Alegre 120 - Centro Médico - Centro Chapecó - SC - 89802-132

(49) 3322.3670

(49) 9 8923.6871

bottom of page